quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Montando compartilhamento Windows no Linux

Neste post, tentarei explicar como se montar um compartilhamento Windows no Linux. Para isso funcionar, vamos utilizar o cliente CIFS do Linux. Vamos ao tutorial abaixo:
Começaremos criando um ponto de montagem local. Normalmente utilizamos o /mnt, mas pode ser qualquer outra pasta que já exista ou também há a possibilidade de criar uma nova pasta para efetuar a montagem do compartilhamento.

Criando pasta para montagem no diretório /mnt
# mkdir /mnt/backup/

Neste caso, ao invés de ficarmos montando o compartilhamento à cada vez que o Linux inicia via terminal, colocaremos às linhas abaixo no arquivo /etc/fstab, este arquivo é aonde se localizam os pontos de montagem no sistema.

No arquivo /etc/fstab podemos adicionar a seguinte linha que segue abaixo, lembrando que os parâmetros são colocados todos na mesma linha (:

//192.168.0.1/backup   /mnt/backup   cifs   username=administrator,password=senhalouca,user,dir_mode=0777,file_mode=0777   0  0


//192.168.0.1/backup - É o IP e a pasta que está compartilhada na máquina Windows.

/mnt/backup - Ponto de montagem local no servidor Linux.

cifs - tipo de protocolo utilizado

username=administrator,password=senhalouca - Especifica o nome de usuário e senha para se conectar ao servidor. Esse usuário não precisa ser exclusivamente o administrador do Windows. Pode se criar um usuário que tenha acesso à pasta;

dir_mode - Se o servidor não suporta extensões CIFS Unix, sobrepõe o modo padrão para esse diretório. No caso 777, que dá permissão de leitura, escrita e gravação para todos;

file_mode - Se o servidor não suporta a extensão CIFS, irá sobrescrever o arquivo para esse modo, no caso 777.

Com a alteração feita no arquivo fstab, o compartilhamento será montado automaticamente no boot. Se for o caso de não querer montar automaticamente, pode-se usar a opção "noauto" na linha que inserimos no fstab.Para testarmos se fizemos certo no arquivo de configuração, podemos digitar o comando abaixo:

#mount -a

O comando acima, efetua a leitura e montagem do que está no arquivo /etc/fstab, assim não necessitamos reiniciar o Linux para teste de montagem do compartilhamento.

Podemos observar que existe uma pequena falha de segurança que é deixar exposta a senha do administrador ou do usuário que tem permissão na pasta. Utilizaremos então a opção "credentials":

//192.168.0.1/backup   /mnt/backup   cifs   credentials=/root/pwd.txt,user,dir_mode=0777,file_mode=0777   0  0

Precisamos criar o arquivo pwd.txt dentro de /root, pode ser em qualquer outra pasta. O arquivo contém um nome de usuário e senha no seguinte formato:

username=administrador
password= senhalouca

Outra recomendação é dar permissão 600 apenas para o root. Assim caso haja outro usuário no sistema, o mesmo não conseguirá acessar a senha cadastrada no arquivo. Efetuado os passos acima, você conseguirá efetuar a montagem do compartilhamento Windows sem grandes problemas no Linux.

Have a nice day =D

Nenhum comentário:

Postar um comentário